Notícias

 

 

 

opentitansNo dia 24 de março, o Académico Torres Vedras irá organizar a 1ª edição do Open Titãs – Open FPMEde Escalada de Bloco, aberto a todos os interessados, nacionais ou estrangeiros, federado ou não.

Esta competição integra também o calendário oficial de Open’s da FPME e será a segunda da Liga de Open’s FPME 2024. Além da classificação final da prova, os participantes obterão pontos, com base na sua classifcação, que contarão para um ranking. No final da última prova o atleta com mais pontos de ranking será considerado o vencedor da Liga.

A prova desenvolve-se em formato específico, de acordo com o Regulamanto indicado nas informações e terá como escalão único, o escalão 14+ (atletas nascido no ano de 2010 e anteriores).
A competição será constituída por duas fases: Qualificação em formato “Contest” e Finais.

Todas as informações e inscrições na prova AQUI.

 

cartaz ubbo openDay02 01A FPME e a 7Fun uniram-se para inaugurar a Estrutura Artificial de Escalada (EAE) do UBBO Shopping Resort.A Comunidade Escaladora, que há muito ansiava pela abertura desta infraestrutura, poderá, a partir das 11h de dia 6 de janeiro, sábado, contar com mais um local de prática na região de Lisboa.
A parede de escalada coberta é a mais alta do país e a única com uma estrutura de escalada de velocidade oficial.Os praticantes federados na FPME terão condições vantajosas no acesso à infraestrutura e os atletas da seleção nacional poderão treinar gratuitamente.O Protocolo assinado entre as duas entidades tem como principal objetivo a criação de mais e melhores condições para a prática da modalidade, nomeadamente, a possibilidade de utilizar esta EAE para levar a cabo ações de formação de agentes desportivos e treinadores, estágios e competições de âmbito nacional e internacional e representa o compromisso da FPME para com o desenvolvimento da modalidade.
Sábado, dia 6 de janeiro, pelas 11h convidamos todos os praticantes e curiosos a juntarem-se a nós nesta festa vertical - ENTRADA GRATUITA.

contatntino2Envolvido num misto de comoção, privilégio e admiração por José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, homenageado hoje, dia 22 de novembro de 2023, pela Faculdade de Motricidade Humana, marquei presença na qualidade de Presidente da FPME. Foi uma cerimónia plena de solenidade tendo sido presidida por sua Ex a o Presidente da República.

O título Doutor Honoris Causa que a Universidade Técnica de Lisboa lhe atribuiu é uma homenagem justíssima à maior figura do desporto em Portugal. José Manuel Constantino, dedicou toda a sua vida académica à causa do desporto enquanto atividade cultural e de matriz social exemplar das sociedades modernas, com um currículo notável nomeadamente na publicação de inúmeras obras escrita todas elas no sentido imperativo da valorização do desporto. Por trás desta extensa e valiosíssima obra, está o homem com letra grande...vertical, limpo, crítico, mas acima de tudo competente e justo.

dia paralimpico2023Vai realizar-se dia 7 de outubro promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal o Dia Paralímpico Jovem no Centro Desportivo Nacional do Jamor. O evento conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e terá das 10:00 às 16:00 horas um conjunto de 19 modalidades paralímpicas e surdolímpicas para experimentação por jovens com deficiência.

Esta primeira edição do Dia Paralímpico Jovem realiza-se com o intuito de sensibilizar, divulgar e estimular a prática desportiva em pessoas com deficiência e destina-se a jovens dos 9 aos 24 anos com paralisia cerebral, deficiência motora, deficiência intelectual, deficiência visual ou surdez que sejam elegíveis para a competição em Jogos Paralímpicos e em Jogos Surdolímpicos.

Atletismo, badminton, basquetebol, boccia, canoagem, ciclismo, curling, escalada, futebol, goalball, judo, luta greco-romana, natação, remo, ténis, ténis de mesa, tiro com arco e voleibol serão as modalidades disponíveis para experimentação no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

A FPME estará presente a dinamizar a estrutura artificial de escalada do Jamor, contando com a colaboração da Tânia Chaves, única medalhada portuguesa numa prova da Taça do Mundo de Escalada Adaptada.

Programa do evento AQUI

beatvive laranjaA Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia, com o objetivo de promover o desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os cidadãos.

O principal tema da campanha continua a ser #BeActive, incentivando cada cidadão a ser ativo não só durante a SED como durante todo o ano. A SED pretende contribuir de maneira significativa para a melhoria da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos europeus, através do aumento da participação na prática desportiva e da redução do tempo passado em comportamentos sedentários.

A SED #BeActive visa promover a prática do desporto e da atividade física e sensibilizar todos os segmentos da população para as numerosas vantagens da mesma. Diz respeito a todos e é para todos, independentemente da idade, sexo, contexto social ou nível de aptidão física.

A FPME aderiu uma vez mais à Semana Europeia do Desporto, promovendo com os seus associados diversas iniciativas que vão de encontro às temáticas da federação.

UPD da FPME 1Finalmente!

FPME recebe do Estado Português, a almejada Utilidade Pública Desportiva.

Esta longuíssima espera de vinte anos fortalecida por uma contínua dedicação ao desenvolvimento da escalada e montanhismo em Portugal, teve agora um final feliz.

A, então, denominada FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MONTANHISMO E ESCALADA, fundada em 2002, pela maioria esmagadora dos clubes de montanhismo e escalada, após diversas tentativas para lhe ser atribuída pelo Estado o estatuto de UPD recebeu, hoje, dia 27 de dezembro de 2022, este estatuto.

Sublinhe-se que só a persistência e o crer inabaláveis dos atletas e praticantes e seus clubes, reclamando a justeza desta decisão possibilitou e garantiu a sobrevivência desta Federação durante tanto tempo.

Note-se que esta vontade foi desde 2010 reforçada pelo reconhecimento exclusivo da FPME, pela federação Internacional que tutela a Escalada Desportiva, a IFSC.

 Com responsabilidades acrescidas caberá agora à FPME- Federação Promotora de Escalada de Competição assegurar os quadros competitivos nacionais e internacionais bem como toda a dinâmica de desenvolvimento e promoção da escalada de competição no nosso país.

 

reunião com ABEE Numa curta visita ao Brasil, o Presidente da FPME aproveitou a oportunidade para solicitar uma visita à sede da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCALADA DESPORTIVA sigla ABEE, localizada em São Paulo.
O Presidente Rapahael NIshimura e o Director Financeiro Thiago Campacci fizeram as honras da casa e foi com uma extraordinária simpatia e atenção que receberam Carlos Gomes.
Durante uma hora, aproximadamente, foram abordados assuntos de interesse comum, sendo a escalada como modalidade olímpica o tema predominante. De destacar ainda o facto de o reconhecimento da ABEE pelo COB ter sido um passo absolutamente decisivo no crescimento e consolidação da escalada no Brasil que se vem traduzindo por um forte desenvolvimento da modalidade , em especial nas camadas mais jovens. O Presidente da FPME aproveitou a oportunidade para dar os parabéns ao Presidente da ABEE pela excelente medalha de de ouro obtida pela sua atleta paraclimbing Marina Dias na prova do Campeonato do Mundo que se realizou há uns meses em Salt Lake City e onde a nossa atleta Tânia Chaves também brilhou. Momentos muito positivos nesta reunião entre duas organizações filiadas na IFSC, sendo pretensão de ambas manter com regularidade através dos canais mais expeditos.

Calendário de Atividades

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
11
12
13
14
17
18
19
20
24
25
26
27

Próximos Eventos

Associações Filiadas

  • 100limites.png
  • Academico de Torres Vedras.jpg
  • ACERT_LOGO_branco_cores.jpg
  • ADA_desnivel.png
  • ADEB.png
  • AEGSampaio.jpg
  • Alto_Trilho.jpg
  • AMEA.jpg
  • Associacao dos Amigos da Serra da Estrela.png
  • CAAL.jpg
  • CALAG.jpg
  • CEBI.jpg
  • cem.jpg
  • cmff.png
  • CMGuarda.jpg
  • CM Seia.jpg
  • cnm.jpg
  • gardunhaviva.jpg
  • GCBragança.jpg
  • GEM.png
  • GM Vila Real.jpg
  • GPS-Sico.jpg
  • logo-celtas.png
  • logo_nesoure.jpg
  • NEMA-CEB.png
  • NES.jpg
  • NMEF-CDP.jpg
  • Nucleo_de_Montanha_de_Espinho.jpg
  • Raia_Aventura_2.jpg
  • Vertical.jpg