Englobado no World Clean Up day a Secção de Escalada da Azoia do Grupo Desportivo da Azoia (SEA – GDUA ) e a Vertical Splendor associam-se à Mossy Earth para levar a cabo a limpeza de 1 tonelada de pneus depositados no canhão da Praia da Baleeira em Sesimbra.
A Praia da Baleeira é um local de valor paisagístico e ambiental inestimável, que representa na perfeição o que de melhor temos no Parque Nacional da Arrábida.
Foram despejados no canhão da Praia, ao longo de toda a encosta, mais de 200 pneus de camião de grandes dimensões (cerca de 50 Kg cada).
Desconhecemos o responsável por estes depósitos ilegais ou as datas em que foram realizados mas há pneus completamente soterrados na vegetação e no terreno, indicando que este lixo está aqui há décadas.
Devido à complexidade do terreno ficou óbvio que a melhor forma de remover os pneus passaria por transportá-los da encosta para a praia através de um slide com cerca de 150m de comprimento para posterior remoção através de barco.
Após mais de 5 dias de trabalho, foram transferidos para perto da praia um número total de 72 pneus.
Os trabalhos envolveram cerca de 20 pessoas, entre sócios do SEA-GDUA e elementos da empresa Vertical Splendor valioso parceiro da comunidade escaladora.
No próximo dia 14 de setembro, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia do Castelo, FPME – Federação Portuguesa de Escalada de Competição e Decathlon, pretendemos finalizar esta fantástica ação através do transporte dos pneus, por via marítima, desde a Praia da Baleeira até ao Porto de Sesimbra, onde serão transportados até ao destino final, a VALORPNEU, para serem reciclados e ganharem nova vida.
Esta ação reveste-se ainda de um forte valor sentimental para toda a comunidade escaladora uma vez que foi o falecido companheiro João Gaspar a alertar a SEA-GDUA para este verdadeiro atentado à natureza.
Junta-te a nós!
(A atividade está coberta por seguro de acidentes pessoais e será disponibilizado EPI a todos os participantes)
LINK PARA INCRIÇÃO OBRIGATÓRIA - AQUI
O Presidente do Comitê Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, faleceu. Uma das maiores figuras do desporto em Portugal, que desde 2013 com grande sabedoria e autoridade exercia funções como Presidente do Comitê Olímpico de Portugal. A comunidade olímpica e desportiva mundial perdeu um figura de referência que durante os seus mandatos valorizou e significou o universo do desporto português revelando sempre que entendeu ser necessário confrontar o poder político reclamando o respeito e os apoios que o alto rendimento desportivo e olímpico necessitavam. Enquanto Presidente da FPME é com muita tristeza que manifesto um profundo pesar pelo seu falecimento, não tendo, seguramente como tanto desejaria homenagear os nossos atletas que de forma digna representaram o nosso país nos JO de PARIS, cujo encerramento ainda ocorre. Com um grande respeito por José Manuel Constantino a FPME endereça a toda a família e ao seus mais diretos parceiros do COP os meus sentidos pêsames.
Carlos Gomes
(Presidente da FPME)
O IV Boulder Madeira, que se irá realizar no dia 24 junho 2024 é uma competição aberta à participação de todos os escaladores, nacionais ou estrangeiros, federados ou não, mediante a formalização de uma inscrição prévia, e aceitando que a inscrição e participação implicam o integral respeito pelas as normas inscritas no presente Regulamento e no atual regulamento de competições de Escalada da FPME
A prova disputa-se no formato Contest, com um número máximo de 16 blocos, com uma duração máxima 3h
Programa horário, inscrições e informações gerais AQUI
No dia 24 de março, o Académico Torres Vedras irá organizar a 1ª edição do Open Titãs – Open FPMEde Escalada de Bloco, aberto a todos os interessados, nacionais ou estrangeiros, federado ou não.
Esta competição integra também o calendário oficial de Open’s da FPME e será a segunda da Liga de Open’s FPME 2024. Além da classificação final da prova, os participantes obterão pontos, com base na sua classifcação, que contarão para um ranking. No final da última prova o atleta com mais pontos de ranking será considerado o vencedor da Liga.
A prova desenvolve-se em formato específico, de acordo com o Regulamanto indicado nas informações e terá como escalão único, o escalão 14+ (atletas nascido no ano de 2010 e anteriores).
A competição será constituída por duas fases: Qualificação em formato “Contest” e Finais.
Todas as informações e inscrições na prova AQUI.
Envolvido num misto de comoção, privilégio e admiração por José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, homenageado hoje, dia 22 de novembro de 2023, pela Faculdade de Motricidade Humana, marquei presença na qualidade de Presidente da FPME. Foi uma cerimónia plena de solenidade tendo sido presidida por sua Ex a o Presidente da República.
O título Doutor Honoris Causa que a Universidade Técnica de Lisboa lhe atribuiu é uma homenagem justíssima à maior figura do desporto em Portugal. José Manuel Constantino, dedicou toda a sua vida académica à causa do desporto enquanto atividade cultural e de matriz social exemplar das sociedades modernas, com um currículo notável nomeadamente na publicação de inúmeras obras escrita todas elas no sentido imperativo da valorização do desporto. Por trás desta extensa e valiosíssima obra, está o homem com letra grande...vertical, limpo, crítico, mas acima de tudo competente e justo.
Vai realizar-se dia 7 de outubro promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal o Dia Paralímpico Jovem no Centro Desportivo Nacional do Jamor. O evento conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e terá das 10:00 às 16:00 horas um conjunto de 19 modalidades paralímpicas e surdolímpicas para experimentação por jovens com deficiência.
Esta primeira edição do Dia Paralímpico Jovem realiza-se com o intuito de sensibilizar, divulgar e estimular a prática desportiva em pessoas com deficiência e destina-se a jovens dos 9 aos 24 anos com paralisia cerebral, deficiência motora, deficiência intelectual, deficiência visual ou surdez que sejam elegíveis para a competição em Jogos Paralímpicos e em Jogos Surdolímpicos.
Atletismo, badminton, basquetebol, boccia, canoagem, ciclismo, curling, escalada, futebol, goalball, judo, luta greco-romana, natação, remo, ténis, ténis de mesa, tiro com arco e voleibol serão as modalidades disponíveis para experimentação no Centro Desportivo Nacional do Jamor.
A FPME estará presente a dinamizar a estrutura artificial de escalada do Jamor, contando com a colaboração da Tânia Chaves, única medalhada portuguesa numa prova da Taça do Mundo de Escalada Adaptada.
Programa do evento AQUI