FPME recebe do Estado Português, a almejada Utilidade Pública Desportiva.
Esta longuíssima espera de vinte anos fortalecida por uma contínua dedicação ao desenvolvimento da escalada e montanhismo em Portugal, teve agora um final feliz.
A, então, denominada FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MONTANHISMO E ESCALADA, fundada em 2002, pela maioria esmagadora dos clubes de montanhismo e escalada, após diversas tentativas para lhe ser atribuída pelo Estado o estatuto de UPD recebeu, hoje, dia 27 de dezembro de 2022, este estatuto.
Sublinhe-se que só a persistência e o crer inabaláveis dos atletas e praticantes e seus clubes, reclamando a justeza desta decisão possibilitou e garantiu a sobrevivência desta Federação durante tanto tempo.
Note-se que esta vontade foi desde 2010 reforçada pelo reconhecimento exclusivo da FPME, pela federação Internacional que tutela a Escalada Desportiva, a IFSC.
Com responsabilidades acrescidas caberá agora à FPME- Federação Promotora de Escalada de Competição assegurar os quadros competitivos nacionais e internacionais bem como toda a dinâmica de desenvolvimento e promoção da escalada de competição no nosso país.