Curso de Treinador de Escalada de Competição - Grau I 2025
PRÉ - INSCRIÇÃO
A FPME - Federação Portuguesa de Escalada de Competição vai organizar um Curso de Treinadores de Escalada de Competição de Grau I, enquadrado no novo modelo do Programa Nacional de Formação de Treinadores, reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ, IP), que atribui o Título Profissinal de Treinador/a de Desporto (TPTD).
Poder-se-á consultar todo o enquadramento legal no website do IPDJ - www.ipdj.gov.pt
A pré-inscrição não garante vaga no curso. Se pretendes frequentar o nosso curso, faz a tua pré-inscrição no formulário. Serás contactado posteriormente para seguimento processual e entrega de documentos obrigatórios.
As pré-inscrições estão abertas no período de 22 de agosto a 5 de setembro.
Vagas: 25
Mais informações: AQUI
Hoje é um dia de enorme orgulho para a escalada nacional. A jovem atleta Natércia Crisanto acaba de garantir o apuramento para as semi-finais de escalada de dificuldade no Campeonato Europeu de Escalada de Jovens que se está a realizar em Troyes, demonstrando todo o seu talento e determinação frente a uma forte concorrência internacional.
Este resultado é o reflexo do esforço e da dedicação incansável de toda a equipa, que tem vindo a trabalhar arduamente ao longo dos últimos meses. Os resultados estão a aparecer e o apuramento da Natércia é mais uma prova do crescimento e da evolução da nossa seleção.
Agora, seguimos com toda a força para as semi-finais, com a certeza de que a Natércia dará o seu melhor nesta próxima etapa!
Terminou o ciclo de provas internacionais para a atleta Tânia Chaves com a prova que se realizou em Arco Itália - (Copa do Mundo de Paraclimbing IFSC Arco 2004, onde alcançou o sétimo lugar.
Salientamos o melhor resultado este ano da atleta, com um pódio de terceiro lugar em Innsbruck, o que foi excelente. A motivação e a vontade da atleta, é muita, o que faz com que o seu compromisso com a modalidade seja cada vez maior.
Muitos parabéns Tânia Chaves.
A seleção de jovens da FPME encontra-se em Troyes, França a participar no European Championship.
Findo, hoje o primeiro dia de prova, na disciplina de bloco, há que parabenizar todos os atletas, pelo seu empenho e dedicação à modalidade, lutando muito para conseguirem cada vez ser melhores.
Congratulamos, também, os clubes pelo trabalho efetuado com estes jovens, pois a evolução é extremamente positiva.
Os resultados foram os seguintes:
U16 Feminino - 59 participantes
Natércia Crisanto - #27
Sofia Cabaço - #33
U16 - Masculino- 57 participantes
Guilherme Matias - #34
Tiago Ribeiro - #47
U18 Masculino - 71 participantes
Francisco Bernardes - #56
Pedro Gonçalves- #69
Tomé Nunes - #70
Mais um dia importante para a Escalada.
Ontem, dia 26 de junho, o Comité Paralímpico Internacional (IPC) aprovou uma proposta do Comité Organizador do LA28 para incluir a Para escalada no Programa Desportivo Paralímpico de 2028.
Isso significa que os Jogos Paralímpicos LA28 agora contarão com 23 desportos - os 22 desportos que foram inicialmente aprovados pelo IPC em janeiro de 2023 e a Para escalada, que fará a sua estreia paralímpica em 2028.
Como parte do processo de candidatura das Federações Internacionais lançado em 2022, um recorde de 33 desportos apresentaram candidaturas ao IPC para serem incluídos nos Jogos Paralímpicos LA28. Após um extenso processo de avaliação, o IPC aprovou 22 desportos em janeiro de 2023 e concedeu ao LA28 a oportunidade de incluir potencialmente a Para escalada ou o Para surf, desportos que nunca foram apresentados nos Jogos Paralímpicos.
Desde então, o LA28 realizou um processo de avaliação minucioso, com estreita consulta às Federações Internacionais e ao IPC para recolher as informações necessárias para chegar a uma proposta final. Semelhante aos critérios de avaliação usados para avaliar disciplinas desportivas e novos desportos potenciais para os Jogos Olímpicos de 2028, o LA28 avaliou a popularidade global e doméstica, a universalidade em eventos internacionais importantes, bem como o custo e a complexidade do desporto seleccionado.
Terminou ontem a prova da Taça do Mundo de Paraclimbing na categoria AL2 em Innsbruck.
Tânia Chaves, a atleta portuguesa que participou nesta competição e passou às finais, conseguiu obter a medalha de bronze na prova.
É a segunda vez que a Tânia obteve uma medalha nas competições internacionIs de escalada.
Parabéns Tânia.
Tânia Chaves está na FINAL da Taça do Mundo de Paraclimbing na categoria AL2, que se está a realizar em Innsbruck.
Vai com tudo!
Nós acreditamos!!
Força Tânia!!
Tânia Chaves, uma atleta de destaque no cenário desportivo internacional, única atleta portuguesa medalhada numa competição da IFSC, vai participar na Taça do Mundo de Paraclimbing, em Innsbruck de 22 a 25 de junho, na categoria AL2.
Este evento, realizado num dos destinos mais icónicos para a escalada, vai reunir atletas de elite de todo o mundo, e a Tânia será uma delas.
Força Tânia!!
Está decorrer em Augsburg, Alemanha, dias 21 e 22, a primeira prova de escalada de dificuldade da Taça da Europa da Modalidade.
A seleção Nacional de Portugal está representada pelos atletas André Neres, Gustavo Cunha e João Dinis, acompanhados pelo técnico Pedro Alves.
Além da participação destes atletas à a salientar a participação do equipador nacional João Évora, que está na função de Chief Route Setter, sendo a primeira vez que um português ocupa esta função numa prova internacional.
Hoje, 12 de junho de 2024, o Comité Otganizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos LA28 propuseram ao Comité Paralímpico Internacional (IPC) adicionar a Para Escalada (Escalada Adaptada) ao Programa Desportivo Paralímpico de 2028. Com esta proposta, LA28 torna-se o primeiro comité organizador na história dos Jogos a propor desportos adicionais tanto para os Programas Desportivos Olímpico como Paralímpico.
“LA28 tem orgulho em propor a adição da Para Escalada ao Programa Desportivo Paralímpico e em ser o primeiro comité organizador na história a propor um novo desporto para os Jogos Paralímpicos,” disse Janet Evans, Diretora de Atletas da LA28. “Gostaríamos de agradecer ao Comité Paralímpico Internacional por nos dar a oportunidade de adicionar este desporto emocionante em 2028. Vemos isto como uma oportunidade única para dar a mais atletas a capacidade de competir no maior palco do mundo, enquanto criamos um programa desportivo adaptado expansivo e de elite que exemplifica o compromisso de LA28 em elevar o Movimento Paralímpico.”