A FPME leva muito a sério as iniciativas que tenham como objetivo a valorização e proteção das Montanhas.
Neste contexto, a celebração do DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS, data instituída pela ONU, em 2003, mereceu em 2018 uma atenção muito especial da FPME.
Sabemos que muito mais deveríamos e gostaríamos de investir neste tipo de iniciativas, mas questões externas à nossa instituição tiram-nos muita disponibilidade para a sua concretização.
De qualquer forma, demos prioridade à celebração desta data, com uma ascensão inovadora e muito elegante juntamente com umas oportunas jornadas formativas.
Assim, numa cooperação exemplar com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real, CNM e GMVR, clubes filiados, decorreram nos dias 7 e 8 de dezembro iniciativas comemorativas daquela data: no primeiro dia, as IIª JORNADAS TÉCNICO-CIENTÍFICAS realizadas num dos auditórios da UTAD e, no segundo dia a abertura/ ascensão da denominada ARESTA SUL DA ERMIDA, na serra do Marão.
Nas jornadas estiveram presentes cerca de 70 participantes, tendo havido sete comunicações abrangendo temas diversos relacionados com a prática de atividades de montanhismo/ alpinismo, escalada e canyoning, não descurando temas também importantes como a meteorologia e o resgate.
No sábado, dia 8, tal como acima foi dito realizou-se a ascensão à serra do Marão pela aresta sul da ermida. Participaram 32 montanhistas que se deliciaram com a exigência desportiva do percurso, mas, fundamentalmente, com a impressionante paisagem envolvente que para os montanhistas do GMVR revela a "face mais alpina do Marão".
Valeu a pena o esforço de preparação e a FPME bem pode sentir-se orgulhosa desta bela festa que se realizou na montanha transmontana.