XV Marcha de Montanha - Travessia Invernal 2025
TODAS AS INFORMAÇÕES AQUI
LINK PARA A INSCRIÇÃO AQUI
TODAS AS INFORMAÇÕES AQUI
LINK PARA A INSCRIÇÃO AQUI
VENHA ENCONTRAR-SE COM A MONTANHA
Vai realizar-se nos dias 09, 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2024 na Serra da Estrela o ASESTRELA 2024. Esta atividade Invernal de Montanha está inserida nas Comemorações do 42º Aniversário da ASE e tem como lema "A Outra Estrela".
O ASESTRELA vai proporcionar aos que decidam dele fazer parte, um encontro INVERNAL com a montanha com um programa digno dos que defendem a Serra da Estrela e para todos os que a procuram na busca do melhor que a montanha lhes pode dar.
Sendo uma actividade invernal que se irá desenvolver com sabor a montanhismo, é necessário que os participantes estejam bem equipados, principalmente para o caso das condições atmosféricas se revelarem adversas
Vai realizar-se no próximo dia 6 de janeiro a primeira atividade de pedistrianismo da FPME denominada Marcha dos Reis 2024.
A atividade vai ser organizada pelo Grupo de Montanhismo de Vila Real e terá o seu início pelas 8h00m junta da Nossa Sr.ª da Conceição.
A celebração do “DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS” foi instituída pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 2003 e pretende sensibilizar e mobilizar as populações de todo o mundo para a importância na proteção das montanhas do nosso planeta.
Neste contexto, a Universidade da Beira Interior e a Camara Municipal da Covilhã, vão comemorar o Dia Internacional das Montanhas 2023, sob o tema “Montanha: Formação, Conhecimento e Experiência.
Esta Jornada irá decorrer na Covilhã no dia 11 de dezembro de 2023 em parceria com a FPME - Federação Portuguesa de Escalada de Competição, a Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE) e a European Network of Outdoor Sports (ENOS).
Este dia constituirá um importante momento para a descoberta e valorização da Montanha, bem como para a partilha e discussão de boas práticas de formação das atividades desportivas e de lazer de Montanha num quadro de desenvolvimento sustentável.
Objetivos
Celebrar o Dia Internacional das Montanhas
Difundir e valorizar aspetos de natureza técnica, metodológica e científica sobre as especificidades e respetivo enquadramento da formação e regulação das atividades desportivas e de lazer de montanha.
Estrutura do Evento
O evento assenta num modelo misto: de manhã os participantes serão convidados a descobrir, experimentar e vivenciar a Montanha (caminhada na Serra da Estrela) e da parte da tarde haverá lugar a comunicações, partilhas e debate sobre o papel das IES na formação e regulação das atividades desportivas e de lazer de montanha.
Comissão organizadora
Kelly O’Hara (UBI)
Sérgio Figueiredo (UBI)
Rui Brás (UBI)
Carlos Gomes (FPME)
José Maria Saraiva (ASE)
A Gardunha Viva – Associação de Montanhismo do Fundão, associação da FPME, irá organizar, entre os dias 24 a 26 de março de 2023, o Encontro Ibérico de Montanhismo, com realce para as comemorações do 25º aniversário da Travessia da Gardunha.
Estima-se a presença de 300 pessoas na edição deste ano, numa atividade que terá como cenário a encosta da serra da Gardunha, que estará na data da iniciativa pintada pelas cerejeiras em flor, e a Aldeia Histórica de Castelo Novo.
A Travessia da Gardunha conseguiu ao longo destes 25 anos atrair milhares de praticantes de todo o país e de regiões fronteiriças de Espanha, sendo já uma referência para os amantes de caminhadas e vida ao ar livre.
No dia 24 de março irá decorrer a receção aos participantes vindos das paragens mais distantes, no dia 25 (sábado) será realizado um percurso pedestre em Vale de Prazeres, seguido de almoço convívio, e no dia 26 (domingo) irá realizar-se a tradicional Travessia da Gardunha, que irá ligar o Fundão à Aldeia Histórica de Castelo Novo, passando por Alcongosta.
Todas as informações e inscrições AQUI
Para as dezenas de montanhistas que pretendem começar o novo ano a fazer o que mais gostam, montanhismo, aqui vão as primeiras informações respeitantes à XIIª Edição da Marcha de Momtanha -Travessia Invernal, a primeira atividade do calendário da FPME. A organização, mais uma vez a cargo do nosso filiado GMVR, garante aos participantes um percurso muito interessante com locais de passagem fascinantes.
Local: Serra do Alvão, vertente Oeste, concelhos de Ribeira de Pena e Mondim de Basto.
Em breve haverá mais informações.
Após os terríveis incêndios do verão passado que quase reduziram a serra a cinzas com particular incidência no Parque Natural os naturais e residentes começam a mobilizar-se no sentido da reabilitação arbórea da região. Numa primeira fase a sociedade civil, de forma espontânea ou organizada em associações cuja matriz de proteção ambiental é permanente, começou a fazer a replantação. Destaque-se delas o ASE – Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela e o CAAL.
Estes clubes, filiados na FPME, têm-se mobilizado por esta causa tão nobre. Quem ama a serra não poderá ficar indiferente e certamente virá a dar o seu contributo.
A FPME considera que, em face da tragédia referida e das prioridades na sua reabilitação, que vai demorar dezenas de anos, a comemoração do DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS, habitualmente realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, possa ter em 2022 este perfil de celebração. Acreditamos que esta decisão irá receber o aplauso dos montanhistas e escaladores portugueses e da comunidade civil, em geral.
DIA 17 DE DEZEMBRO, sábado, haverá uma nova ação de reflorestação.
Ponto de encontro para a sementeira é no Parque de Campismo Rural do Beijame, pelas 09h00.
No próximo dia 11 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Montanhas.
A FPME e o Clube de Montanhismo da Guarda associam-se às celebrações desse dia com um programa para os dias 9, 10 e 11 de dezembro que inclui uma tertúlia, cinema e uma caminhada.
Informações detalhadas brevemente em:
http://www.montanhismo-guarda.pt/portal/
A Gardunha Viva - Associação de Montanhismo do Fundão irá promover, nos dias 25, 26 e 27 de Março de 2022, o Encontro Ibérico de Montanhismo com a tradicional XXIV Travessia da Gardunha atividade inserida no calendário nacional da Federação Promotora de Montanhismo e Escalada.
Serão dois dias de muita atividade e convívio entre os amantes da vida ao ar livre, visitando a aldeia do Alcaide onde iremos percorrer a Rota da Portela e a aldeia histórica de Castelo Novo onde irá acabar a XXIV Travessia da Gardunha.
Não fique em casa e venha passar um dia cheio de atividade na nossa Serra da Gardunha.
Todas as informações e inscrições AQUI
VENHA ENCONTRAR-SE COM A MONTANHA
Vai realizar-se nos dias 26 e 27 de fevereiro na Serra da Estrela o ASESTRELA 2022 - Uma Actividade Invernal de Montanha.
O ASESTRELA vai proporcionar aos que decidam dele fazer parte, um encontro INVERNAL com a montanha com um programa digno dos que defendem a Serra da Estrela e para todos os que a procuram na busca do melhor que a montanha lhes pode dar.
Sendo uma actividade invernal que se irá desenvolver com sabor a montanhismo, é necessário que os participantes estejam bem equipados, principalmente para o caso das condições atmosféricas se revelarem adversas (Ver cheklist do equipamento necessário)
Programa Provisório
Dia 26 (sábado)
10:00 - Inicio da Caminhada
(aproximadamente 12 kms)
17:00 - Bivac sob milhares de estrelas!
(a organização faz o transfere da tenda)
Dia 27 (domingo)
09:30 - Inicio da Caminhada
(aproximadamente 13kms)
14:00 - Almoço Comemorativo
(do 40º aniversário da ASE)
É Obrigatório
Levar frontal com baterias.
Calçado e roupas adequadas para a montanha com temperaturas negativas.
Tenda, saco cama e colchonete
Vai realizar-se nos próximos dias 15 e 16 de janeiro a XI MARCHA NACIONAL DE MONTANHA - TRAVESSIA INVERNAL 2022, a primeira atividade do calendário FPME em 2022.
Esta atividade terá o seu início às 07:30 sendo o ponto de encontro em no desvio norte para Lamas de Olo.
FEDERAÇÃO PROMOTORA DE MONTANHISMO E ESCALADA
UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS 2020
Montanha, desporto e desenvolvimento sustentável
11-12 de dezembro de 2020
UBI COVILHÃ
Organização Conjunta:
Universidade da Beira Interior (UBI) e Federação Promotora de Montanhismo e Escalada (FPME)
INFORMAÇÃO:
A Pandemia mundial provocada pelo denominado COVID 19 afetou, de forma desigual, todos os eventos desportivos do planeta.
No que diz respeito à FPME, são de assinalar os cancelamentos e adiamentos dos Jogos Olímpicos, no Japão e de diversos Campeonatos do Mundo e Europeus de Escalada.
Num contexto desportivo mais lúdico, assinale-se ainda um imenso leque de atividades de escalada e de montanhismo que a FPME suspendeu. Com toda a prudência e respeito pelas normas da DGS os mesmos passos foram dados pelas muitas dezenas de clubes nossos filiados e consequentemente os nossos praticantes.
Destaque-se pela proximidade cronológica a celebração do DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS, cujo programa contava em 2020 e precisamente, no dia 11 deste mês, com a iniciativa organizativa partilhada entre a FPME e a Universidade da Beira Interior. Neste evento estava também prevista a participação da ASE e do CMG.
O Covid trocou-nos as voltas, mas não nos venceu!
E com otimismo informamos que em 2021, nos dias 10 e 11 de dezembro celebraremos, com os mesmos parceiros e seguramente com os mesmos convidados a IIIª Edição do DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS.
International Mountain Day - December 11, 2020
Appeal by the EUMA (European-Mountaineers)
We love the mountains - AND we respect the mountains, especially in times of Covid 19 and climate change!
Winter mountaineering and ski touring are particularly popular right now because the risk of infection in the outdoors is low. However, the dangers in the mountains are not impressed by more or less danger of infection. They remain as they have always been! Not being infected does not mean that we are immune to accidents, injuries from falls or avalanches. On the contrary: an increasing number of inexperienced ski-mountaineers will increase this risk.
So let's be extra careful not to expose the people who will hopefully rescue us to additional dangers. Mountain rescuers have to face alpine risks because of the people who have been involved in an accident. In addition, they now have to wear protective masks during their strenuous work and are exposed to an increased risk of infection due to the physical proximity during the rescue operation. After that, let’s hope the hospital will not be overrun...
We, the European Mountaineering Federation, are not the only ones who fear that popular mountain areas will be overrun, especially in the pandemic season. We therefore recommend switching to “less cool” destinations.