A FPME, como federação promotora de atividades de montanha e de ar livre, assim como os seus clubes associados e atletas, sabem bem da importância da responsabilidade pessoal, têm a consciência dos riscos inerente às atividades que dinamizam, assim como dos benefícios da camaradagem e das dinâmicas que as atividades de montanha desenvolvem.
Com o aparecimento da COVID-19, tivemos todos consciência que, além das medidas de segurança e higiene que já habitualmente utilizados, deveríamos acrescentar outras que nos permitissem efetuar as nossas atividades também com segurança no âmbito da Covid-19 e de modo a minimizar a sua propagação.
Em todo o mundo, especialistas de várias federação/associações têm apresentado recomendação e modos de atuar que permitem, no âmbito da legislação de cada país, a realização de vários desportos de montanha em condições de segurança relativamente a esta pandemia.
Assim, sempre que houver necessidade ou houver alterações que o justifiquem, actualizaremos as propostas de recomendações.
As linhas orientadoras e recomendações a seguir apresentadas são adaptadas à legislação portuguesa actual das medidas propostas pela DAV (Deutscher Alpenverein) e SAC (Swiss Alpine Club) assim com da UIAA (União Internacional das Associações Alpinas) e de outras federação com atividades de montanha e que foram validadas pelas respectivas Comissões Médicas.