O Comité Olímpico Internacional (COI), na 134ª Sessão, que está a decorrer em Lausanne, na Suíça desde o dia 24 de junho, votou por unanimidade incluir a escalada desportiva nos Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024, assim como de três outras modalidades: surf, break dance e skate.
O presidente do COI, Thomas Bach, disse: "Os quatro desportos que Paris propôs estão totalmente alinhados com a Agenda Olímpica 2020 porque contribuem para tornar o programa mais equilibrado e mais urbano e oferecem a oportunidade de uma maior ligação com a geração mais jovem".
De acordo com um vídeo divulgado pelo IOC Media (https://www.youtube.com/watch?v=gI4rZcdur6k 3h44m e 3h56m), o formato de Paris 2024 irá aumentar o número de medalhas atribuídas a escalada desportiva, relativamente a Toquio 2020: a escalada de bloco e de dificuldade serão combinadas mas a escalda de velocidade será um evento separado.
Também o número de atletas terá um incremento: passará dos atuais 20 por género para os 36 – 20 para a escalada de bloco e dificuldade e 16 para a escalada de velocidade, num total de 72 de atletas.
Esta decisão é provisória pois só após a os JO de 2020 em Dezembro é que o COI tomará uma decisão definitiva sobre o assunto. No entanto esta votação foi mais um importante passo para a consolidação da escalada como modalidade olímpica.