Grande festa da Escalada, no Cabo Espichel/Azóia/Sesimbra
Num modesto esboço de reportagem e com o privilégio de ser mais observador que ator, estive presente, como convidado, nos dia 26 e 27 de outubro numa inesquecível edição do ENCONTRO NACIONAL DE ESCALADORES - BARBARIUM 2024.
A iniciativa partiu da Secção de Escalada da Azóia do GDUA - Grupo Desportivo Unidos da Azóia e da FPME, tendo como parceiros o IPDJ, a Junta de Freguesia do Castelo e patrocínio de VERTICAL SPLENDOR, NORTFACE E YUPIK.
O programa atempadamente divulgado incluía, para além da componente puramente desportiva traduzido com a presença de muitas dezenas de escaladores a deliciarem-se em vencer as muitas e difíceis vias de escalada que diversos setores das escarpas do Cabo Espichel ofereciam havia também uma componente mais solene mas também muito importante de atribuição de merecidos troféus que a organização titulou de PIOLET DE TITÂNIO e que seriam atribuídos na cerimónia após jantar convívio no dia 26.
Enquanto Presidente da FPME, correspondendo ao amável convite que me foi endereçado pelo GDUA, participei nas duas vertentes sendo significativamente modesta a minha participação na componente desportiva.
Mas acima de tudo o que considero de inestimável significado foi o belíssimo convívio que vivi com dezenas de escaladores e escaladoras juntamente com suas famílias tendo sido muito agradável rever muitas pessoas desta "tribo da escalada" que já não via há uns anos, destacando, Kimie, Leopoldo Faria e Rui Pimentel.