Realizou-se entre os dias 23 e 25 de abril a XVII Assembleia Geral da Federação Internacional de Escalada Desportiva (IFSC Internationl Federation of Sport Climbing) que teve a participação de com 84 representantes de 56 países, entre os quais Portugal, representado pela FPME, única federação portuguesa que integra e é reconhecida por esta federação.
A sessão inicial foi aberta com uma mensagem de vídeo do presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach.
“Com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no horizonte, a Assembleia Geral está a ocorrer num momento muito oportuno neste ano olímpico extraordinário”, disse o presidente do COI, Bach, durante o congresso. “Meus agradecimentos à IFSC, que demonstrou flexibilidade, criatividade e liderança quando era mais importante.
Esta demonstração foi impressionante, há apenas alguns dias, durante a organização da Taça do Mundo de Escalada em Meiringen, que contou com mais de 200 atletas de três continentes. São eventos como este que contribuem para criar confiança nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e que são a prova de que o desporto pode ser organizado com segurança mesmo nas actuais restrições ”, concluiu.
Entre outras decisões tomadas, foi reeleito o presidente e a secretária geral da IFSC, entre outro pessoal da direção e técnico.