O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou em reunião de 7 de dezembro que a escalada Desportiva foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A decisão é mais um marco na história da IFSC, International Federation of Sport Climbing na sequência da inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e a apenas oito meses da sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O Conselho Executivo do COI confirmou também a proposta de separar as provas de escalada de Velocidade das de Bloco e Dificuldade, aumentando para dois o número de eventos na modalidade assim como o número de medalhas para quatro relativamente às duas de Tóquio 2020.
Também o número de participantes aumentará para 68 em Paris 2024, um aumento significativo relativamente aos 40 que vão competir em Tóquio 2020 em agosto próximo.
Além da Escalada Desportiva, foram também adicionados ao programa dos JO Paris 2024 o Breakdance, o Skate e o Surf.
O presidente da IFSC, Marco Scolaris, disse:
“Estamos gratos ao Conselho Executivo do COI por confirmar a nossa inclusão nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Gostaríamos também de agradecer ao Comité Organizador dos JO Paris 2024 pelo seu apoio constante. pela parte da IFSC este é o resultado do árduo trabalho realizado no ano passado por aqueles que acreditaram no sonho: o Conselho Executivo do IFSC, as Federações Nacionais, atletas, oficiais e funcionários: . Estamos passando pelo momento mais difícil da nossa história devido ao COVID-19, mas temos quatro anos intensos e desafiadores pela frente. Estamos inspirados e motivados. Sendo escaladores, quanto mais difícil for o desafio que enfrentamos, melhor nosso desempenho. ”
A Secretária Geral da IFSC Debbie Gawrych disse:
“É impressionante olhar para trás e ver o quanto conquistámos desde a nossa fundação em 2007. A inclusão no Programa dos JO Paris 2024 é um pilar fundamental no Plano Estratégico da IFSC, e estamos tão preparados e determinados como sempre estivemos para fazer uma estreia brilhante em Tóquio 2020, e um bis ainda melhor em Paris 2024. ”
Os Jogos da XXXIII Olimpíada estão programados para acontecer na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.
A FPME é a única federação portuguesa que integra a IFSC e a única reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional para particpar nos Jogos Olímpicos.