Após os terríveis incêndios do verão passado que quase reduziram a serra a cinzas com particular incidência no Parque Natural os naturais e residentes começam a mobilizar-se no sentido da reabilitação arbórea da região. Numa primeira fase a sociedade civil, de forma espontânea ou organizada em associações cuja matriz de proteção ambiental é permanente, começou a fazer a replantação. Destaque-se delas o ASE – Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela e o CAAL.
Estes clubes, filiados na FPME, têm-se mobilizado por esta causa tão nobre. Quem ama a serra não poderá ficar indiferente e certamente virá a dar o seu contributo.
A FPME considera que, em face da tragédia referida e das prioridades na sua reabilitação, que vai demorar dezenas de anos, a comemoração do DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS, habitualmente realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, possa ter em 2022 este perfil de celebração. Acreditamos que esta decisão irá receber o aplauso dos montanhistas e escaladores portugueses e da comunidade civil, em geral.
DIA 17 DE DEZEMBRO, sábado, haverá uma nova ação de reflorestação.
Ponto de encontro para a sementeira é no Parque de Campismo Rural do Beijame, pelas 09h00.