As qualificações femininas decorreram hoje em Tóquio tendo a eslovena Janja Garnbret - atual campeã mundial da prova combinada – assegurado o primeiro lugar, garantindo um lugar na final que se irá realizar na próxima sexta-feira.
Na disciplina de velocidade, a polaca Aleksandra Miroslaw obteve o primeiro recorde olímpico feminino, realizando o tempo de 6,97 segundos - apenas 0,01 segundo do atual recorde mundial. A especialista francesa em velocidade, Anouck Jaubert, consegui o segundo lugar com o tempo de 7,12 segundos. O terceiro lugar na velocidade foi obtido pela anterior recordista mundial YiLing Song, da China. A actual recordista mundial, Juliia Kaplina da Rússia, caiu na sua segunda prova, ficando em quinto lugar.
Na disciplina de bloco, mais uma vez Janja Garnbret, da Eslovénia mostrou todas as suas capacidades, sendo a única atleta a ‘flashar, todos os blocos. Em segundo lugar ficou a americana Brooke Raboutou dos EUA, que resolveu ttês dos quatro problemas e em terceiro lugar ficou a japonesa Akiyo Noguchi que também resolveu três dos quatro problemas mas com mais uma tentativa.
Já na disciplina de dificuldade, a mais jovem atleta olímpica da escalada Chaehyun Seo da Coreia do Sul, com apenas 17 anos, consegui o primeiro lugar, alcançando a presa 40+. Na segunda posição ficou a austríaca Jessica Pilz e em terceiro lugar a japonesa Akiyo Noguchi.
Amanha será a primeira final combinada olímpica, com os atletas masculinos a competir a partir das 17h30m (UTC +9), 9:30 em Portugal.
Em baixo, a lista e resultados do combinado feminino.
Classificações globais: