MOMENTO HISTÓRICO PARA A ESCALADA COM A CHEGADA DA DELEGAÇÃO DA IFSC A TÓQUIO 2020

 

 

 

CHEGADA TOQUIOA delegação da Federação Internacional de Escalada Desportiva (IFSC), liderada pelo presidente Marco Scolaris, chegou a Tóquio a semana passada, antes da histórica estreia olímpica da Escalada, entre 3 e 6 de agosto, no Aomi Urban Sports Park.

Depois de anos de árduo trabalho para integrar a Escalada no programa olímpico e meses de especulação sobre se os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 se realizariam, foi um momento especial para a comitiva da IFSC, que contou, também, com a presença da secretária-geral Debra Gawrych.

"Os escaladores são resistentes por natureza", disse o presidente Scolaris, à chegada a Haneda. "Portanto, daremos o nosso melhor para enfrentar os desafios sem precedentes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e para apoiar o Comité Olímpico Internacional (COI), o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio e o povo japonês."

Tóquio 2020 começou oficialmente com a Cerimônia de Abertura realizada na sexta-feira 23 de junho. A competição de Escalada contará com o evento combinado de velocidade, bloco e escalada em corda

A Escalada foi adicionada ao programa olímpico pela primeira vez em Tóquio 2020, com uma decisão histórica tomada na 129ª Sessão do COI no Rio de Janeiro, Brasil, em 2016. No total, 40 atletas - 20 homens e 20 mulheres - irão competir para para apurar o primeiro campeão olímpico da Escalada.

Imagem:D/E: IFSC Presidente Marco Scolaris e  Secretária Geral da IFSC General Debra Gawrych
© Giorgio Perottino/IFSC