Boulder World Cup, Meiringen (Sui) 2019

 

 

 

  • m2.jpg
  • mg0.jpg
  • mg1.jpg

O passado fim de semana foi em grande para a escalada de competição sob a égide da FPME.

Nos dias 5 e 6 de abril a seleção FPME de Escalada esteve representada no Boulder World Cup, em Meiringen (Sui) e, no dia 7 de abril, realizou-se em Soure o estágio de para seleção dos jovem que irá  estar presente no European Youth Cup, nos dias 27 e 28 de abril, em Soure (Portugal).

A prova de Meiringen, sendo a primeira do circuito mundial e a pouco mais de ano para apresentação da modalidade nos JO de Tokyo 2020, concentrou nos dois dias, todos os atletas que aspiram estar presentes nos Jogos. As seleções dos países apresentaram-se na máxima força e foi facilmente percetível que o fenómeno olímpico está provocar algumas mudanças na escalada de competição. A começar pela dinâmica do evento em si, a cobertura televisiva, as flash interviews dos meios de comunicação social dos diferentes países (que aspiram estar no Olímpicos), a competitividade, mas sem dúvida alguma, existe mais pressão sobre os agentes do espetáculo. Os atletas, treinadores e restante staff técnico, ajustam-se perante uma realidade diferente.

Para a nossa seleção (Beatriz CoimbraOlga Fedyuk e João Évora), foi mais uma vez, extremamente enriquecedor participar num evento desta dimensão que tanta força nos dá para continuar. Apesar dos resultados modestos, são estes que nos permitem situar, refletir e projetar o nosso futuro. Esta experiência, somando a tantas outras, fazem parte do processo de construção, onde estamos plenamente conscientes do trabalho a realizar com as camadas jovens.
A comissão técnica da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada vem por este meio agradecer a todos intervenientes que direta ou indiretamente apoiam e acreditam no nosso projeto. Para esta prova, agradecemos especialmente o Marcio Parente da Silva e a Susana Do Vale pelo apoio e carinho que nos receberam.