Escalada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

 

 

 

Pariz climbig enUm ano antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e após os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 (em que Portugal foi o grande ausente) , a Escalada de competição e a IFSC (International Federation od Spot Climbing) alcançaram mais uma marco na jornada olímpica.

Durante uma conferência de imprensa em Paris, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris (Paris 2024) confirmou que apresentou uma proposta para incluir quatro modalidades adicionais no Programa da 33º Edição dos Jogos Olímpicos de Verão: breakdance, skate, surf e escalada.

PRÓXIMOS PASSOS PARA A INCLUSÃO

Esta proposta será apresentada ao Conselho Executivo do COI (Comité Olímpico Internacional) nos dias 26 a 28 de março. Se for aceite, a proposta será apresentada à 134ª Sessão do COI no dia 24 de junho em Lausanne, Suíça. Se aprovado, a Escalada será pela segunda vez consecutiva modalidade olímpica.

Sobre esta proposta, Marco Scolaris, presidente da IFSC refere “Este é novamente um grande dia: o desenvolvimento da escalada continua e novos desafios já se encontram à porta, mesmo antes de Toquio 2020. Estamos muito contentes por vermos que Paris 2024 está a acompanhar a nova onda desportiva, o que está a fortalecer o movimento olímpico. Estamos gratos por esta proposta, quer por reconhecer o valor da escalada como modalidade olímpica, quer por reconhecer o trabalho desenvolvido pela IFSC. Estamos muito orgulhos por fazer parte deste processo e aguardamos os próximos passos.

 

A conferência de imprensa contou com a presença dos representantes da IFSC Jérôme Meyer, coordenador do projecto olímpico da IFSC, Pierre You, Presidente da Federação Francesa da Montanha e da Escalada (FFME) e com a escaladora francesa Julia Chanourdie.

RECONHECIMENTO DE UMA RÁPIDA ASCENSÃO

Com esta proposta, Paris 2024 visa “apoiar o desenvolvimento de quatro desportos em expansão em todo o mundo [...] e oferecer Jogos espetaculares e sustentáveis ​​que melhorem o desempenho de atletas e atraiam e motivem jovens e o público em geral, principalmente por estes desportos estarem ligados ao “estilo de vida”

Desde a fundação da IFSC em 2007 e o reconhecimento definitivo pelo COI em 2010, a Escalada já consegui a inclusão nos Calendário Desportivo de múltiplos eventos olímpicos: em 2016, a Escalada foi incluída nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio e nos mais recentes Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires 2018, onde a Escalada fez sua estreia olímpica (e onde Portugal foi o grande ausente)

Pierre You refere na conferência de impressa que “a Escalada está a fazer história quer no olimpismo quer no mundo do desporto. Um século depois de 1924, há agora a oportunidade para nos próximos Jogos Olímpicos em Paris voltar a integrar um novo desporto que está a desenvolver-se a ritmo acelerado em todo o mundo. Se se pode dizer que há algum lar da Escalada, este será aqui, em França e sabemos bem que toda a comunidade de escalada está pronta ”

ENRIQUECENDO A EXPERIÊNCIA

Além disso, pretende-se em Paris 2024 enriquecer o formato Olímpico da Escalada relativamente a Tóquio 2020 aumentado, de uma para duas competições distintas, de seis para doze medalhas e 40 para 72 atletas no total. Na proposta apresentada, 16 atletas masculinos e 16 femininos competirão para seis medalhas na competição de velocidade e 20 atletas masculinos e 20 femininos competirão para 6 medalhas no formato combinado das disciplinas de Boulder e Dificuldade.

"Inovador, motivador e envolvente", os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram anunciados como "Jogos Olímpicos Revolucionários". O incremento planeado para 2024 criaria a oportunidade para que mais países e atletas da Escalada de Competição expressassem seus talentos no cenário olímpico.

“Como a IFSC e respectivos parceiros fizeram para os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires e para os Jogos Olímpicos de Tóquio, estamos ansiosos para trabalhar com o COI e Paris 2024 para atender às elevadas expectativas e fazer dos espectadores de Escalada participantes ativos, em qualquer parte do mundo ”, conclui Marco Scolaris.

MOSTRE SEU APOIO!

Participa do #ClimbToParis e mostra ao mundo #ItsYourTurn compartilhando esta notícia nas redes sociais e postando o evento # SportClimbing2024 no Facebook!